INSÍGNIA E LEMA

INSÍGNIA E LEMA
CONQUISTANDO OS CORAÇÕES SE VENCE A LUTA

terça-feira, 1 de abril de 2014

XX - MINA ANTI-CARRO NA PICADA

Confirmando o que sempre suspeitávamos, eles controlavam os nossos movimentos. Numa atitude de afirmação destinada a nós, que partíamos, e de meter em respeito os que chegavam, colocaram uma Mina Anti-Carro na picada, mais ou menos ao quilómetro 70. A iniciativa da nossa ação de Simulação de Ataque ao Aquartelamento comprovou-se assim, pois, que tinha sido correta. A Berliet da frente da coluna - pertencente à Companhia de Transportes de Angola, cujo símbolo era um Elefante Branco exibido nas portas, e cujos condutores se tinham oferecido como voluntários para uma sortida àquelas lindas paragens, ouviam eles dizer, e que serviram de apoio no transporte logístico - aciona o dispositivo escondido debaixo da areia. Entre o condutor de momento e o Chefe de Viatura seguia um outro Soldado-Condutor, do Montijo, em descanso, para substituição do anterior quando ele se encontrasse cansado, da dita Companhia, cujo nome jamais esquecerei, mas que não cito aqui em consideração da sua família. Os gases emergentes do acionamento incidiram sobre o tablier e ele foi mortalmente atingido por peças que se soltaram. Outros sofreram ferimentos, alguns evacuados de imediato, via Héli, para Serpa Pinto, pela sua gravidade; outros ainda, com lesões de menor dimensão, regressaram depois à Coutada em meios imediatamente disponibilizados.
Num determinado momento, as nossas Transmissões captam uma chamada na Rede “Índia, Índia”. A Rede silencia-se e o operador que estava transmitindo diz: “Sobe, Índia”. Pelo homem das Transmissões da coluna é dada a informação da ocorrência e feito o pedido de evacuação urgente.
Em Transmissões havia (há ainda?) 4 tipos de grau de prioridade no que se refere à transmissão: Rotina, Urgente, Imediato e Relâmpago, consoante a situação a aplicar. As mensagens eram soletradas letra por letra, num tipo de canto de 5 notas, de modo a haver perceção pelo recetor que alguma eventualmente pudesse não ter sido captada, e depois descriptadas. Mas a cada letra, em linguagem militar, corresponde uma palavra: Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Eco, Foxtrot, … Rómio, Uniforme, Índia, Zulu. Rotina, como se depreende, para mensagens rotineiras, tipo reporte de Sitreps; Urgente, prioridade acima da rotina; Relâmpago, que, na Natureza, descreve uma forma de Z (daí o nome Zulu) – e que é usada em casos extremamente urgentíssimos, como, por exemplo, estar a Artilharia a bombardear zonas das NT (Nossas Tropas); sobra a Imediato, a de maior prioridade a seguir a Relâmpago, e que era o grau utilizado nos pedidos de evacuações. Razão do grito de Índia! Índia!
Do Rundu, acionado através da ligação existente no Cuito Cuanavale, arranca um Héli Alouette III dos "nossos primos" para efeito de evacuação dos feridos graves e um outro que transporta o morto e os feridos ligeiros para o nosso Aquartelamento.
Na Coutada, de imediato se organiza uma coluna, já com o pessoal em alerta máximo e com viaturas reforçadas com mais e mais sacos de areia, na cabine e na chapa servindo de chão, pois, obviamente, o IN saberia que o primeiro socorro partiria dali, e poderia haver novas surpresas, inclusivamente uma emboscada, pois eles teriam tempo de escolher o melhor ponto da picada para esse efeito, sabendo, de antemão, o sentido em que a coluna se deslocaria, colocando inclusive minas anti-pessoal nas redondezas do terreno que seria utilizado na inevitável reação das NT. E, efetivamente, aconteceu parte do que se suspeitava …

Berliet que seguiu à cabeça da coluna, tipo rebenta-minas
Carlos Jorge Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu Comentário, que vai ser monitorizado