INSÍGNIA E LEMA

INSÍGNIA E LEMA
CONQUISTANDO OS CORAÇÕES SE VENCE A LUTA

domingo, 4 de maio de 2014

19ª CONFRATERNIZAÇÃO - 2012, EM OLIVEIRA DO BAIRRO

Em conformidade com a decidido no ano anterior em Barcelos, neste ano de 2012, em 5 de maio, e sob a égide do Camarada Orlando Santos, ocorreu a nossa Confraternização anual em Oliveira do Bairro, linda terra bairradina, no Restaurante ESTÂNCIA.
Antes, porém, fizemos uma visita às Caves Aliança/Museu Joe Berardo, em Sangalhos, onde tivemos possibilidade de, para além das várias coleções de vinhos, contemplar um riquíssimo espólio de material paleontológico com mais de 20 milhões de anos, que inclui fósseis de rinocerontes, conchas, plantas ou peixes, a que estão associadas madeiras petrificadas provenientes da Argentina, bem como figuras em terracota com cerca de 1.500 anos provenientes da antiga cultura Bura-Asinsa-Sika, do Níger (África). O museu inclui ainda Arte Etnográfica Africana, nomeadamente estátuas, máscaras, armas, artigos de joalharia e utensílios do quotidiano, e Escultura Contemporânea do Zimbabué, bem como Cerâmica das Caldas da Rainha, com peças raras e originais dos chamados período arcaico ao pós-bordalino (material produzido por Rafael Bordalo Pinheiro e Manuel Cipriano Gomes), para além de Coleções de Azulejos produzidos entre o Séc. XVIII e a atualidade, na sua grande maioria de origem portuguesa e francesa, e ainda Coleção de minerais oriundos do Brasil. Quem quis, teve oportunidade de adquirir os maravilhosos vinhos das Caves Aliança, de renome mundial.



Como se pode verificar na fotografia acima (entre a minha pessoa e o Temudo), recebemos um camarada novel nas nossas confraternizações,  José Joaquim Vieira, de sua graça, atualmente advogado em Lisboa, e que, em Angola, se juntou à nossa Companhia, em rendição individual, provindo de Caripande, nome que lhe deu a alcunha carinhosa por que ficou conhecido entre nós.
Após a habitual lauta refeição e o já tradicional convívio fraterno, depois de posta à consideração a seleção da localidade do próximo ano para nos reencontrarmos, recaiu a escolha em Vilar do Pinheiro, local situado entre a cidade do Porto e Vila do Conde, terra-natal do Camarada Adário, que se disponibilizou para assumir essa tarefa.

Carlos Jorge Mota



Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu Comentário, que vai ser monitorizado