INSÍGNIA E LEMA

INSÍGNIA E LEMA
CONQUISTANDO OS CORAÇÕES SE VENCE A LUTA

quarta-feira, 10 de junho de 2015

22ª CONFRATERNIZAÇÃO - PENELA

Conforme deliberado em 2014, realizou-se no passado dia 9 de maio a 22ª Confraternização da nossa Companhia, este ano na linda vila de Penela, sob os auspícios conjugados do Palaio e do Coimbra, que se haviam disponibilizado para o efeito já em Lousã. 
Fomos recebidos no Salão Nobre pelo Presidente da Câmara, Dr. Luís Filipe Matias, que nos deu as boas-vindas e descreveu as características da sua terra, suas potencialidades gastronómicas, ambientais e de beleza natural, aludindo à nossa qualidade de Combatentes na perspectiva da sua ainda relativa juventude.
Por mera coincidência, era um dia de Concentração Nacional de Confrarias de vários ramos, e o Presidente da Câmara iria ser coroado Confrade de uma delas.
Fundada ainda antes da nacionalidade, e decorrente da sua importância estratégica militar, teve o seu primeiro foral em 1137, sendo, portanto, um dos municípios mais antigos de Portugal, o nome Penela derivará, segundo estudiosos na matéria, de Penha ou Pena, palavra do latim antigo significativa de Cabeço, Monte ou Rochedo. Não será alheio, por conseguinte, o facto do seu Castelo ter sido construído sobre um Castro Lusitano que os Romanos converteram como unidade de defesa militar. Depois do Castelo de Montemor-o-Velho, é o mais amplo e forte que resta da linha defensiva delineada pelo Rio Mondego. Tomado pelos Mouros, foi definitivamente reconquistado em 1148, tendo posteriormente D. Sancho I providenciado pela repovoação da área envolvente.
Pela Câmara Municipal foi-nos proporcionada uma visita-guiada ao interior deste elemento de defesa militar, incluindo a sua Torre de Menagem, orientada por uma profissional simpática e competente. Finda a visita, assistimos a uma Missa na Igreja construída no interior muralhado, cujo padre fez uma homilia alusiva ao binómio Guerra-Camaradagem, face ao que tem vindo a constatar ser uma componente inerente a todos os Combatentes.
Seguiu-se uma visita a uma Adega cujas especialidades - Vinhos, Queijos e outras elementos gastronómicos -  nos foram proporcionados saborear. Comprou quem quis, e não terão sido poucos a fazê-lo, até porque a aparência e sabor eram convidativos. 
Por fim dirigimo-nos ao Restaurante Varandas do Castelo, local da nossa Confraternização e repasto.
Ditas as tradicionais palavras de boa recepção pelos anfitriões, executou-se um Golpe de Mão (e de talheres) aos maravilhosos pratos e copos pois o apetite já apertava e o calor era muito.

Presidente da Câmara dialogando


Assistência

Confrades


Castelo

Preparação para a visita ao Castelo

Interior do Castelo

Linda Igreja

Recepção na Adega pelo seu responsável

Tintol e brancol de excelência

Porto-de-Honra à nossa espera


Degustando


(Já no Restaurante)

A intervenção da praxe, relatando justificação de ausências e outras matérias
Ouvindo e saboreando, pois não é incompatível


Dispensa legenda, todos nos conhecemos

O Coimbra, um dos anfitriões, a dar as boas-vindas, sendo visível o Palaio do lado oposto





Conforme é habitual, abordou-se a questão do local e responsável directo da Confraternização do ano seguinte. Pelo Mota foi relatado que o Arvanas, Camarada que nunca esteve presente em qualquer Encontro, lhe havia telefonado, aquando do envio duma carta pelo Mota referente a um Livro que editou, e que, numa manifestação de comoção, havia chorado durante a chamada telefónica, emocionado, afirmando que nunca esteve presente porque não tinha carro, mas que não queria morrer sem nos voltar a ver. Pelo Mota foi dito que assumiu com ele que em 2016 a Confraternização ocorreria então na sua terra, Bencatel, próximo de Vila Viçosa, nem que tivesse ele (Mota) que assumir directamente o evento e de que asseguraria o transporte do Arvanas. Prontamente, o Camarada Mocho Rola, de Évora, localidade relativamente não muito distante da terra daquele nosso Camarada, disponibilizou-se para assegurar a logística, em articulação com o Mota, como é usual. Assim sendo, ficou assente de imediato que em 2016 a Confraternização da Companhia de Caçadores 2506 terá lugar na capital do Alto Alentejo - Évora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu Comentário, que vai ser monitorizado