INSÍGNIA E LEMA

INSÍGNIA E LEMA
CONQUISTANDO OS CORAÇÕES SE VENCE A LUTA

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

ROLA, ROLA! AQUI LEÃO!

KUANDO-KUBANGO (Terras-do-Fim-do-Mundo)



No dia 1 de Janeiro de 1970, ordem de avanço para sudeste da zona do Aquartelamento, para perto de Bambangando, para recolha dum GE (elemento dos denominados GE’s – Grupos Especiais constituídos por nativos normalmente armados com material capturado ao IN) que ficou doente no decurso duma operação em que estavam envolvidos naquela área.
Saída de manhã cedo, sob o Comando do Furriel-Miliciano Temudo, mas acompanhados também do Furriel-Miliciano Mota, que se ofereceu para a missão.
Atingidas as coordenadas fornecidas, via Rádio chamámos várias vezes “Rola, Rola!”, “Aqui Leão!”, senhas previamente combinadas para o contacto, mas, de “Rola”, … apenas silêncio.
Para aumentar o raio de acção de eventual contacto, apesar de possuirmos somente um Rádio, o nosso Grupo subdividiu-se em dois e dispersámo-nos por área mais alargada, na tentativa do som das viaturas poder ser audível pelo Grupo do GE. Novas chamadas, porém, silêncio absoluto…
Entretanto anoiteceu, e montada a indispensável segurança, dormimos na mata e sob chuva intensa e, pela primeira vez, utilizámos os Sacos-Cama que nos haviam sido recentemente distribuídos.
Logo de manhãzinha nova chamada via rádio, mas … apenas silêncio.
Contactada a Base, pedindo instruções face à situação, o Comandante do Grupo recebeu instruções para regresso imediato pois o GE em causa tinha já sido socorrido por outros meios, por nós desconhecidos.
Chegados à Coutada de Mucusso detecta-se então que falta uma Arma (G-3), provavelmente caída do Unimogue, talvez por entorpecimento físico do seu responsável dado que o ronronar do motor da viatura, acumulando o cansaço e o desgaste, a isso proporciona.
Na manhã seguinte, nova saída, mas com outro Grupo, que incorporava o Camarada em situação complicada, em busca da Arma. Felizmente, e para alívio geral, percorrido apenas parte do caminho em sentido inverso que esse militar tinha feito na véspera, a G-3 foi encontrada.
Todavia, no regresso, por abatimento repentino do terreno, que aparentava ser sólido, de um dos lados da viatura, uma Berliet virou-se e ficou de rodas para o ar. Houve discernimento e tempo para todos saltarem com segurança, ficando apenas o condutor dentro dela, mas, por protecção de mão-divina, saiu incólume. Entra em acção o guincho de um dos Unimogues e a Berliet é colocada na sua posição normal e pronta a arrancar.

Nota: Segundo se falava à época, Bambangando seria o local em Angola onde haveria maior concentração da Mosca do Sono razão por que antes de abalarmos para o Kuando-Kubango recebemos um reforço da Vacina contra esta doença.


Joaquim Costa
- então 1º Cabo de Armas Pesadas.

3 comentários:

  1. Bambangando, e durante esta missão, foi o único local onde vi Avestruzes. Cena linda, correm acelerando tal-qualmente um avião quando se prepara para descolar, atingindo velocidade de cerca de 70 Kms/hora.

    ResponderEliminar
  2. O Comandante da Companhia, Capitão Santana, ordenou-me que escolhesse homens para efectuar esta Missão que tão bem o Costa descreve.
    Não se tratava de uma Missão "simpática"(se é que houve alguma a que se pudesse dar esse nome), porque:
    - Sabíamos que o trajecto/picada a percorrer era desconhecido, pois "ninguém tinha ido para aqueles lados" o que nos trazia preocupações acrescidas;
    - Todos tinham conhecimento que íamos penetrar em áreas de concentração da temível mosca tsé-tsé (doença do sono).
    Feitos os preparativos finais e já com os motores das viaturas Unimog a funcionar, reparámos no Mota que em passo acelerado se dirigia a nós, vestindo uniforme camuflado, devidamente armado, e ouvimos as suas palavras sonantes:"É pá!...Esperem por mim!...Ofereço-me como voluntário!"
    O Grupo com o Mota ficou mais forte. E, também, atendendo a que era graduado, permitiu que no desenrolar da Missão, pudéssemos, quando foi entendido conveniente, dividir o nosso Grupo inicial em dois autónomos, aliás, como o Costa muito bem refere no seu apontamento.
    Os sacos-cama concedidos à Companhia foram estreados nesta Missão.
    Assim, não mais usámos as pesadas e incómodas mantas.
    Recordo-me de ter chovido tanto que não conseguia acender o cigarro. Chuvas fortes continuaram durante a noite. Ficámos completamente encharcados.
    Após o regresso ao aquartelamento, o Mota ofereceu-se para participar no Grupo que foi constituído para percorrer a picada à procura da arma perdida (do qual eu não fiz parte), que acabou por ser encontrada.

    Fernando Temudo

    ResponderEliminar
  3. Esclareço que nesta Missão foram utilizadas duas viaturas Unimog, que, por lapso, não foram referidas.

    Fernando Temudo

    ResponderEliminar

Agradeço o seu Comentário, que vai ser monitorizado