INSÍGNIA E LEMA

INSÍGNIA E LEMA
CONQUISTANDO OS CORAÇÕES SE VENCE A LUTA

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

DESTA VEZ ÉRAMOS MAIS

Dia 8 de Fevereiro, no Barreiro, no habitual Bar dos Fuzileiros, novamente um Encontro de Camaradas das Companhias do Batalhão 2872, mas, desta vez, com um convidado especial, o então Sr. Major Ló, hoje Coronel na Reforma, à época Segundo-Comandante do Batalhão de Cavalaria 2870 que a nossa Companhia (2506) foi reforçar em Terras-do-Fim-do-Mundo (Kuando-Kubango), mais propriamente na Coutada de Mucusso, com Destacamentos na Coutada do Luengue e no Dirico/Calai. O Major Ló, como gosta de ser designado (diz que se sente mais novo) já havia sido abordado pelo Mota, aquando da Confraternização daquele Batalhão nos arredores do Porto, em que estiveram também presentes o Carvalho e o Manuel Freitas, da nossa Companhia, para uma eventual presença num destes Encontros tendo ele logo respondido que, para se encontrar com a rapaziada, estaria sempre pronto. O Acácio Sampaio, Camarada daquele Batalhão e amigo de infância do Mota, também presente no Barreiro, fez o contacto telefónico com o Major e informo-o que nos prontificávamos para o ir buscar a casa, em Cascais, ao que ele logo recusou e disse que viria de combóio até ao Cais do Sodré, onde, aí sim, o colocaríamos no carro para o Barreiro. Visivelmente bem disposto, com saúde regular, apesar da idade mais avançada do que a nossa.
Juntos todos à porta do Bar dos Fuzileiros, fizeram-se as apresentações dele ao pessoal das outras Companhias, que não o conheciam, e logo se estabeleceu uma empatia generalizada que permitiu um são Convívio entre todos os presentes, inclusive o Camarada Conde e Silva, que foi Capitão-Miliciano e comandou a Companhia 2504 do nosso Batalhão.
Intervenções comoventes, nomeadamente por parte do Major Ló e do Merca, pois a idade não perdoa e as voltas ao astro-rei são feitas a uma velocidade imperceptível. Só notamos nos cabelos brancos e, por ventura, em algumas pequenas rugas que procuramos disfarçar.
Esperemos que numa próxima oportunidade, para além dos actuais, outros Camaradas possam e se disponibilizem para nos reencontrarmos, pois é uma incomensurável alegria revisitar tempos da nossa juventude.

Presentes:

CCS:                                            
Brandão
Medroa                                                 
Neves
Pinto Ferreira                                                                

2504
Branco da Cruz
Catarino Nunes
Conde e Silva
Jorge Severino
Pimenta

2505
Cipriano Pimpão
Fernando Santos
Galinha Ferreira
José Madeira e Costa
Lucílio de Oliveira
Merca                                    
                                                                                
2506                                                                               
Boavista                                                                            
Carvalho                                                                           
Fontes (Comp. Transportes adido à 2506) 
Francisco Freitas
Manuel Freitas
Mota                                                                    
Temudo

Bat. Cav. 2870
Acácio Sampaio
Ex-Major Ló (Coronel na Reforma)
                               
                         


































Carlos Jorge Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu Comentário, que vai ser monitorizado